07 de maio de 2025
Primeiro festival de highline de Mato Grosso, realizado na Cachoeira da Fumaça, Tesouro, entre 18 e 21 de abril de 2025. O evento atraiu atletas de todo o Brasil e cerca de 2.000 turistas.
O festival foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo de Tesouro e a equipe Slackline MT, visando promover o turismo de aventura e as belezas naturais da região. A próxima edição está prevista para setembro de 2026, com planos de internacionalização.
Leia na integra: FESTIVAL DE HIGHLINE
23 de Julho de 2024
Brasil alcança o segundo e terceiro lugar no feminino e masculino na categoria Speedline. Essa categoria é uma modalidade do slackline que se concentra na velocidade, onde os atletas competem correndo sobre uma fita, neste caso a 30 metros de altura.
Erika Sedlacek (@sedlacekerika) conquistou o segundo lugar na categoria feminino com a marca de 58,40 segundos, em um trajeto de 60 metros.
Matheus Vidal (@magodoequilibrio) conquistou o terceiro lugar na categoria masculino com a marca de 34,11 segundos, fazendo seu melhor tempo de 29,33s contra o campeão Sasha Grill nas semifinais.
O LAAX Highline World Championships de 2024 foi realizado nos dias de 17 a 21 de julho na Suíça, no famoso GALAAXY, localizado no cume do Crap Sogn Gion. O evento reuniu cerca de 42 atletas, divididos em 16 mulheres e 26 homens, que competiram nas disciplinas de Freestyle e Speed Highline. O evento foi organizado pela Swiss Slackline e pela Associação internacional de Slackline.
Mais informações em LAAX Highline World Championships – Swiss Slackline (swiss-slackline.ch)
08 de julho de 2024
A primeira edição do Festival de Escalada de Mato Grosso (FEMT) ocorreu no sábado (06) e domingo (07) no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Com o objetivo de estimular a prática de escalada e impulsionar o esporte no estado com oficinas e diferentes tipos de escalada para os participantes.
Segundo Rosano Mauro, um dos realizadores do FEMT, a prática de escalada em Chapada dos Guimarães ocorre desde 2008, mas sem uma regulamentação junto ao Parque Nacional. Neste ano, o setor finalmente foi regulamentado e o FEMT ocorreu para celebrar essa conquista.
O evento fez parte da comemoração de 35 anos do Parque Nacional e contou com oficinas de nó, atendimento pré-hospitalar, ancoragem e rapel, além de conversas sobre abertura de via em arenito e geologia de Chapada dos Guimarães nos setores de escalada do Véu de Noiva, Familia e Portão.