Pensando em unificar a comunidade de escaladores e de praticantes de Slackline, foi criado esta associação como forma de se ter uma entidade que pudesse representar todos em assuntos de interesse público.
A escalada em no estado ainda é um esporte pouco difundido, que vem recebendo maior número de praticantes nos últimos anos. Os primeiros escaladores despontaram nos anos 90, em Cuiabá, com as primeiras vias em rocha situadas em uma Pedreira na Serra de São Vicente. Passados os anos, em meados de 2012 surgiu então uma “parede indoor”, ou seja, um local urbano destinado ao treinamento desportivo, visando as escaladas em rocha, a famosa “Paredinha da UFMT”, que foi e tem sido escola para muitos adeptos da modalidade. Além disso nesta mesma época surgiram vias de escalada esportiva em Bom Jardim (Nobres), Morro de Santo Antônio, Chapada dos Guimarães, além dos setores de boulder no castelinho (Serra do Tombador) e na Chapada dos Guimarães. Hoje é uma pratica crescente e com muito potencial!
O slackline no Mato Grosso surgiu em meados de 2011, onde um grupo de amigos se juntava na UFMT para praticar o esporte, que na época ainda estava em desenvolvimento, e aos poucos foi ganhando mais adeptos e surgindo novas modalidades, como a Trickline (manobras) e o Longline (fita em longas distancias), conforme o esporte foi evoluindo foram adquiridos novos equipamentos e técnicas de montagem, para que em 2016 fosse montado o primeiro Highline executado por Matogrossenses, e de lá para cá só aumentou a quantidade de praticantes em busca de um esporte de aventura.